11 Passos para uma Marca de Sucesso!


NÃO SE ENGANE!


Uma marca reconhecida e amada é um dos bens mais valiosos que uma empresa possui.

De acordo com um inquérito feito, os consumidores preferem comprar novos produtos de marcas que lhes são familiares.

Então, como pode uma pequena empresa, competir contra grandes marcas, com clientes dedicados, e orçamentos de marketing ilimitados?

É por isso que tem de encontrar formas de se destacar - com um sólido processo de construção da sua própria marca. O meu conselho favorito a qualquer empresário é construir uma marca, e não apenas um negócio. É o que lhe dará um crescimento exponencial, sustentável e fãs delirantes.

Como se constrói uma marca?

Saiba que:

A marca é muito mais do que apenas um logótipo bem desenvolvido ou um anúncio bem colocado, è preciso fazer bem, mais!

O que é uma marca?

Em termos simples, a sua marca é definida pela percepção global do seu negócio por parte de um cliente. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, diz isso ainda melhor: "A sua marca é o que outras pessoas dizem de si quando não está na sala".

A sua marca é a sua reputação!

No mercado actual, uma marca de sucesso tem de ser consistente na comunicação e na experiência, em muitas aplicações:

- Ambiente (montra ou escritório)

- Impressão de garantias, sinalização, embalagem

- Website e publicidade

- Criação e Publicação de conteúdos

- Vendas e serviço ao cliente

...agora, a construção de marcas é simples?... A verdade é que a construção da marca não acontece da noite para o dia...ou mesmo dentro de alguns meses.

A construção de uma marca é definitivamente um processo e requer uma estratégia. No entanto, o esforço contínuo resultará no estabelecimento de relações a longo prazo com os seus clientes. Isto pode levar a um aumento constante de leads e vendas, referências boca-a-boca, e defesa dos seus produtos ou serviços.

O que é construção de marca?


A definição de construção de marca é gerar consciência sobre o seu negócio utilizando estratégias e campanhas com o objectivo de criar uma imagem única e duradoura no mercado.

A construção da marca pode ser dividida em três fases de alto nível:

1. Estratégia da marca

2. Identidade de marca

3. Marketing de marca

A Estratégia da Marca irá mapear como é diferente, digno de confiança, memorável, e agradável pelo seu cliente ideal. Transmitirá o seu propósito, promessas, e como resolver problemas para as pessoas. Este é o primeiro passo que precisa de dar ao criar uma marca a partir do zero (quer esteja apenas a começar ou já estabelecida).

Não construiria uma casa sem um projecto ou planos, certo?

Pode pensar na estratégia da marca como o projecto de como quer que o mundo veja o seu negócio.

Uma estratégia de marca eficaz e abrangente deve incluir os seguintes componentes como parte do processo:

- Descoberta da marca

- Investigação da concorrência

- Público-alvo

- Voz da marca

- Mensagem e história da marca

A estratégia de marca é uma peça fundamental para a construção de uma marca de sucesso. É uma das áreas que a maioria das empresas negligencia por saltar directamente para a concepção e o marketing.

Não cometa também este erro!

A sua estratégia de marca irá influenciar a forma como apresenta a sua identidade e alinhá-la com o seu propósito para o maior impacto. Os seus elementos de identidade de marca devem ser aplicados em todos os canais de forma consistente. Esta é a forma como o seu negócio se vai tornar reconhecível.

Isto inclui:

- Logótipo

- Cores e tipos de letra

- Padrões e ícones

- Garantias

- Desenho do website

- Conteúdo e envio de mensagens

- Publicidade

- Impressão ou embalagem

O Brand Marketing é a forma como as empresas ou organizações destacam e sensibilizam os produtos ou serviços, ligando valores e voz ao público certo através da comunicação estratégica.

Em 2020, a amplificação da sua imagem de marca pode ser feita eficazmente através de várias actividades de marketing digital:

- Experiência do utilizador (ou seja, o seu website)

- SEO e Marketing de Conteúdos

- Marketing das Mídias Sociais

- Email Marketing

- Publicidade paga (PPC)

Juntos, estes canais são fundamentais para ganhar notoriedade e crescimento da marca. Mergulharemos em cada um destes elementos em detalhe, mas já lá vamos!

Simplifiquei o caminho para um processo abrangente de construção de marca abaixo, para ajudar a sua marca comercial ou marca pessoal a ganhar um seguimento mais leal.

Está a perguntar-se por onde começar?

Use estes passos como um guia de como construir uma marca!

Como Construir uma Marca que as Pessoas Amem?

1. Descubra o propósito por detrás da sua marca.

2. Pesquise marcas concorrentes dentro da sua área.

3. Determine o público-alvo da sua marca.

4. Estabeleça com clareza as declarações de missão e visão da marca.

5. Descreva as principais qualidades e benefícios que a sua marca oferece.

6. Use apenas um "tom de voz".

7. Deixe brilhar a personalidade da sua marca.

8. Construa uma história e mensagens da marca.

9. Crie um logótipo e um slogan da marca.

10. Integre a sua marca em todos os aspectos do seu negócio.

11. Mantenha-se fiel à construção da sua marca.

Dica Extra: Seja o maior defensor da sua marca.

Deixamos aqui o agradecimento especial ao Helder Mesquita que contribuiu com o seu conhecimento para o desenvolvimento deste artigo!

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"A sua marca é o que outras pessoas dizem de si quando não está na sala"

Jeff Bezos